Concurso Banco do Brasil: Parecer Publicado para Nova Seleção de PCDs; Expectativa de Edital
por robson.morrodochapeu ·
No Diário Oficial da União desta segunda-feira, 6 de fevereiro, foi divulgada a ata da sessão ordinária do plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) de 25 de janeiro, na qual foi determinada a realização de um novo concurso público para o Banco do Brasil (BB), com vagas exclusivas para portadores de deficiência (PCDs). Essa recomendação já havia sido anunciada em 26 de janeiro, mas agora, com a divulgação oficial da ata da reunião, seu conteúdo se torna oficial.
O banco tem agora um prazo de 90 dias para apresentar um plano de ação para a realização do certame, o que significa que o edital provavelmente será publicado até o início do segundo semestre, no mais tardar.
De acordo com o relatório do Tribunal, o Banco do Brasil atualmente emprega menos de 2% de PCDs em seu quadro de pessoal, um número inferior ao exigido por lei, que é de 5%.
Essa medida do TCU atende a uma solicitação do procurador Sérgio Ricardo Costa Caribé, do Ministério Público de Contas.
Veja Também:
O relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, destacou que “ao realizar um concurso específico para PCDs, não só são direcionados esforços reais e factíveis para cumprir o comando institucional, como também não são criadas expectativas de direitos em terceiros não abrangidos pelo edital para PCDs.”
É importante mencionar que essa mesma abordagem já foi adotada em 2021 pela Caixa Econômica Federal, que realizou um concurso público exclusivo para contratação de pessoal PCD, a fim de atender ao mínimo necessário de servidores com deficiência.
O concurso do Banco do Brasil para a ampla concorrência ainda está com inscrições abertas para 6 mil vagas de escriturário, sendo 4 mil imediatas e 2 mil para formação de cadastro reserva. Os candidatos precisam ter apenas o ensino médio completo, com remuneração inicial de R$ 5.436,03, além de benefícios diversos.
As inscrições podem ser feitas online, no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame, com taxa de R$ 50 para ambos os cargos disponíveis: agente comercial e agente de tecnologia da Informação (TI).