03 caminhos para o sucesso

03 caminhos para o sucesso

Olá Professores! Conheçam nesse artigo os 03 caminhos para o Sucesso de Mario Sergio Cortella: Ensinar o que se sabe, praticar o que se ensina e perguntar o que se ignora.

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro. É autor de vários livros, entre os quais Por que Fazemos o que Fazemos?, em que analisa a vida profissional na contemporaneidade. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo no governo de Luiza Erundina.

ACOMPANHEM MAIS ARTIGOS EM:

https://robsoneducador.com.br/

 

HULMILDADE: Ele relata em sua fala uma frase utilizada por Sócrates ” só sei que nada sei”. Ao falar essa frase Sócrates não estava querendo dizer que ele nada sabia de verdade. Isso seria até estranho vindo de uma pessoa que era considerado o mais sábio em Atenas na Grécia antiga. Relata Mario Sergio Cortella.

Seguindo essa linha de raciocínio ele também fala da emoção de está falando para mais de 2.000 pessoas. Que foram ali apenas para acompanhar sua palestra que é uma das melhores do Brasil.

Mario Sergio Cortella também fala da importância de ficarmos idosos sem envelhecer em qualquer idade. Sendo capazes de acompanhar as mudanças.

Antes de terminar ele agradece usando uma ideia de um grande pensador. Onde ele dizia ” há 03 caminhos para o fracasso”:

  • 1° Não ensinar o que se sabe;
  • 2° Não praticar o que se ensina;
  • 3° Não perguntar o que se ignora.

Agora ele inverte. ” há 03 caminhos para o sucesso”:

  • 1° Ensinar o que se sabe, isto é generosidade mental;
  • 2° Praticar o que se ensina, ou seja coerência ética;
  • 3° Perguntar o que se ignora, isto é humildade intelectual.

Essas são três trilhas virtuosas para o sucesso, exigem coragem para que a sorte possa ser aproveitada. São essas que marcam nossa possibilidade de não envelhecermos a cabeça à prática e a percepção. Ou seja generosidade mental, coerência ética e humildade intectual.

VEJA O VÍDEO DA PALESTRA:

Conheçam o blog: https://educacaoinfantilsoatividades.com/

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *