Atividades: 10 planos de atividades com brincadeiras para explorar ambientes externos
Olá professores e leitores! Hoje trago 10 planos de atividades E brincadeiras para crianças da Educação Infantil.
Toda criança gosta de brincar e precisa ser incentivada a fazê-lo desde cedo na Educação Infantil. Brincar faz parte da cultura da infância e, estando com os amigos ou sozinhos, os pequenos se divertem à beça soltando a imaginação. No ambiente escolar, é importante propor diferentes brincadeiras e agrupamentos para que as crianças entrem em contato com novas maneiras de se divertir e novas possibilidades de interação. Inovar nos lugares para propor as brincadeiras também é importante, pois gera diferentes aprendizagens para a meninada.
Veja Mais: Por onde começar a alfabetização matemática
Brincar ao ar livre sempre foi considerado valioso para o desenvolvimento infantil. Neste momento que atravessamos, da pandemia da covid-19, os ambientes externos ganham mais importância ainda, pois contribuem para evitar a disseminação do novo coronavírus. O parque, a caixa de areia, a quadra, o jardim e até mesmo os corredores abertos da escola são boas opções para se brincar fora da sala.
O brincar é um dos seis direitos de direitos e aprendizagem da Educação infantil conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tanto esse direito como os demais – conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se – podem ser bastante trabalhados em ambientes externos, se bem planejados pelo educador.
Confira, na lista abaixo, 10 planos de atividades que têm como cenário o ar livre e colocam em jogo diversos materiais para divertir e ajudar no desenvolvimento de bebês e crianças.
- Brincando com elementos da natureza
Indicado para: bebês
O objetivo da atividade é incentivar que os bebês explorem e recolham elementos naturais diversos como folhas, gravetos e pedras. Para isso, a proposta é organizar e separar previamente alguns materiais de tamanhos, formas e pesos diferentes e sempre aproximar os bebês que ainda não andam para que possam interagir, respeitando as possibilidades motoras de cada um. A possibilidade de ver, sentir, cheirar e ouvir a natureza amplia a percepção sensorial das crianças, que poderão interagir em duplas, pequenos grupos ou individualmente.
- Brincadeiras com espuma colorida
Indicado para: bebês
Convide os bebês para observar as diferenças de temperatura da água, o processo de derretimento do gelo, a transformação da água em espuma e o que acontece quando duas cores são misturadas. Como a atividade envolve água, certifique-se que o chão não é escorregadio (ou forre-o previamente com tapetes para evitar escorregões e quedas) e prepare sacos de água e cubos de gelo com anilina colorida, purpurina ou glitter. As cores vão despertar a atenção da turma e ajudar os pequenos a notar os processos de transformação da água. Conforme o interesse deles, incentive o uso do próprio corpo para tocarem na espuma, explorando suas características, como a textura, o cheiro e a temperatura.
- Livres escolhas no parque
Indicador para: crianças bem pequenas
Brincadeiras e brinquedos estruturados são interessantes para se explorar com os pequenos e devem fazer parte da infância e da rotina escolar. Mas também é importante respeitar o tempo do livre brincar. Para isso, que tal propor que as crianças tenham contato com materiais de largo alcance em um ambiente externo? Algumas opções são: caixas, tubos de PVC, embalagens, carretéis e cones de linhas, tecidos, lonas, folhas, galhos, potes, garrafas e tampas. Para montar o acervo, vale pedir a ajuda dos funcionários da escola e das famílias. A ideia é que as crianças brinquem livremente – no entanto, é fundamental estabelecer combinados e regras para que ocorra troca e compartilhamento de materiais entre os pequenos.
Vamos aprender ao ar livre?
Neste Nova Escola Box, entenda os benefícios e possibilidades da aprendizagem em ambientes externos, que devem ser priorizados neste momento de retomada das atividades presenciais de acordo com os protocolos
- Brincando com água no tanque de areia
Indicador para: crianças bem pequenas
As brincadeiras no tanque de areia são sempre as mesmas e algumas crianças já não se interessam mais por esse espaço? Experimente surpreender as crianças: adicione um elemento a mais na diversão: água. A proposta é organizar o espaço de maneira diferente: coloque no tanque alguns objetos e brinquedos com os quais a turma já está acostumada e algumas bacias com água ao redor dele. Depois, chame a criançada para visitar o local. Ao descobrirem a água, será possível, por exemplo, fazer castelos, túneis, bolinhas de areia úmida, lagos, entre outras novidades.
- Luzes e sombras
Indicador para: crianças bem pequenas
Você sabe como as crianças da turma observam, relatam ou demonstram compreender relações entre luz e sombra? Ajude-as a estabelecer relações entre o tempo, o ambiente e suas ações por meio da exploração no parque da escola. A atividade começa com o levantamento das hipóteses sobre luz e sombra e segue para a percepção em dois ambientes, um banhado pela luz do sol e outro mais escuro, preparado previamente por você, deixando à disposição espelhos e lanternas. É interessante observar os deslocamentos dos pequenos e como eles interagem com os objetos em cada ambiente para então intervir e aprofundar a percepção desses fenômenos.
Explore brincadeiras e histórias da região Norte
Confira sugestões de atividades e referências para ajudar no planejamento do professor e ampliar o repertório cultural das crianças
- Construção de um jogo de percurso
Indicador para: crianças bem pequenas
Para as crianças que já conhecem e gostam de jogos de tabuleiro, aumente o desafio, literalmente. Em um ambiente externo, convide a turma para trabalhar coletivamente e construir um jogo de tabuleiro gigante. É mais fácil do que parece: basta saber que amarelinha, por exemplo, é um tipo de jogo de tabuleiro. Desafie os pequenos a construir o tabuleiro no chão e depois a jogar nele, atuando como os peões do jogo. Inspirada por outros jogos e referências, a turma pode definir um nome, as regras e outros detalhes da brincadeira. Converse com a gestão da escola sobre a possibilidade de deixar o tabuleiro disponível para outras turmas ou mesmo para que a mesma possa jogar novamente.
- Explorando um lugar de brincar
Indicado para: crianças pequenas
Que tal ultrapassar, literalmente, os muros da escola? Converse com as crianças e com os familiares ou responsáveis por elas sobre lugares seguros e ao ar livre para brincar ao redor da escola: praças e parques, por exemplo. Elabore uma lista com as opções e selecione com um deles. Convide as crianças para uma saída planejada para fazer uma investigação e explique o que é isso. Ao chegar ao espaço, proponha que os pequenos observem as características do espaço, o que há disponível nele e que brinquem – essa também é uma das etapas da investigação. Por fim, de volta à escola, as crianças devem conversar. Pergunte a elas sobre o escorregador do parque da praça: é mais alto do que o da escola? Como era o entorno do lugar?
Brincadeiras que começam na escola e seguem em casa
Aproveite a relação entre escola e família durante a pandemia, se valendo do modelo semipresencial, para propor brincadeiras e atividades que comecem a ser feitas na escola e possam ser complementadas em casa, com a ajuda da família – ou vice-versa.
- Cordas e elásticos no parque
Indicado para: crianças pequenas
Uma forma de modificar um espaço já conhecido por todos, como o parque da escola, é propor que as crianças realizem intervenções nos brinquedos fixos e nas árvores, criando outras formas de brincar, construindo obstáculos e desafios. Nessa atividade, ofereça cordas, barbantes e elásticos para que os pequenos soltem a imaginação. Observe como elas transpõem os obstáculos, convide-as a observar a si mesmas e aos colegas também e sugira movimentos desafiadores.
- Jogo Volençol
Indicado para: crianças pequenas
Você conhece e muito provavelmente já assistiu à uma partida de vôlei. E o volençol, hein? Conhece? Ele faz parte do repertório de jogos e brincadeiras da turma? Separe uma bola leve, lençóis velhos e em bom estado e explique as regras do jogo para a turma. Para desdobrar a atividade, o plano de atividade sugere investigações relacionadas a alfabetização matemática, como a discussão sobre as formas como podemos registrar os pontos para acompanhar quanto está o jogo durante a partida e se essa responsabilidade ficará com uma ou mais pessoas.
Curso: Como organizar os espaços na Educação Infantil
Entenda a relação entre os direitos de aprendizagem da BNCC e a organização dos espaços. Saiba também como planejar e organizar ateliês para os pequenos.
- Brincadeiras com o vento
Indicado para: crianças pequenas
Converse com a turma sobre o vento e sobre como diferentes objetos se comportam em contato com ele: uma fita amarrada em um poste, um balão, uma pedra… O objetivo do plano é que as crianças possam observar esses efeitos em um dia com vento. Proponha que manipulem materiais pré-selecionados e observem o que fazem e como se expressam. Elas correm/exploram mudanças nos movimentos, geradas por diferentes direções do vento e por diferentes movimentos corporais? Como reagem quando sentem o vento tocar o corpo?