Avaliação diagnóstica: pontos de atenção para fazê-la na alfabetização

Avaliação diagnóstica: pontos de atenção para fazê-la na alfabetização

A avaliação diagnóstica deve ser uma constante no processo de alfabetização. É de extrema importância nessa (ou em qualquer outra fase) da vida escolar, pois serve de orientação para o trabalho docente. Ela evidencia o que os alunos já sabem, os conhecimentos e as habilidades que já dominam, que ainda precisam aprender.

Veja Mais: Como preparar as atividades dos primeiros dias de aula

Para realizar esse tipo de verificação existem diversos instrumentos para analisar e registrar o processo de aprendizagem. Entre eles temos a  escrita alfabética , a qual podemos saber e compreender o sistema que as crianças pensam sobre a escrita alfabética, isto é, a sondagem é, em qual hipótese de escrita se encontram.

Já compartilhei com vocês o  passo a passo de como realizar esse tipo de avaliação  em sua sala de aula – até mesmo  como faça-la de forma remota . Agora destaco seis pontos de atenção que podem dar mais qualidade ao desenvolvimento da sondagem na alfabetização.

Curso gratuito: utilize diferentes gêneros textuais e metodologias ativas na alfabetização

A formação será realizada uma breve apresentação dagogia Freinet e será apresentada alguns exemplos de ateliês de trabalho das crianças destacadas como possibilidades de intervenção do professor e os materiais que podem ser disponibilizados

1. Fique atento ao calendário.  Como redes de estabelecimento de ensinom prazos para a realização e envio dos registros das sondagens, seja da inicial ou das demais. Por isso é necessário avaliar para garantir um tempo suficiente para realizar essa avaliação com cada estudante. Não deixe de fazer observações importantes durante a aplicação, pois esses registros podem enriquecer o diagnóstico.

2. Vença a tentativa de usar desenhos na folha de registro da sondagem.  Esses e outros elementos, como títulos e outros escritos, podem influenciar os resultados e alterar o aluno. Nas demais atividades de rotina, de acordo com a intencionalidade pedagógica de cada proposta, não tem problema de usar. Apenas a sondagem precisa ser realizada sem referência ou interferência de qualquer natureza. Utilize folhas em branco e sem pauta.

3. Crie um ambiente tranquilo para a aplicação de sondagem . Tenha paciência e tente não adicionar pressão aos alunos. Haverá crianças que escrevem devagar, pensam bastante antes de fazer o registro, se recusam a registrar ou que dizem não saber escrever nada. Se for necessário, pare e retome a sondagem em outro momento.

Ao não fazer comentários que possam se estabilizar como crianças, gerar a aplicarse ou trazer alguma coisa. Se tiver alunos, ou se a turma exigir mais atenção, não hesite em pedir ajuda da equipe.

Explore o potencial do nome próprio na alfabetização

como ele trabalho favoreceu o avanço das crianças e confira diversas sugestões de modelos para inspirar

4. Pense em uma situação comunicativa para fazer uma sondagem.  Dessa forma fica claro, para os estudantes, o propósito de escrita. Por exemplo, pode propor que escrevam nomes de ingredientes para colocar em um lanche.

Lembre-se que as palavras devem ser do  mesmo campo semântico , sendo u ma polissílaba , uma trissílabauma  dissílaba  e  uma monossílaba , ditando nessa ordem.

5. Analise os resultados.  Além de saber o que eles pensam sobre o sistema alfabético de escrita é essencial saber o que fazer com os dados que foram observados. Para estudar com seu coordenador pedagógico e seus colegas alfabetizadores quais são os melhores caminhos para que toda a turmavance.

Nessa estratégia, pode levar em consideração o uso do agrupamento produtivo, a integração das atividades com diferentes níveis de exploração, estratégias e atividades permanentes, diferentes tudo que possa contribuir no processo de alfabetização.

6. Veja durante ou outros momentos de diagnóstico.  Siga o calendário planejado pela sua rede de ensino, mas também inclui outros momentos de rotina. Sempre que tiver dúvidas de aluno está escrito ou perceber como um avanço pode proporcionar uma verificação da escrita. Esses momentos vão te auxiliar no planejamento dos próprios passos.

Reflita sobre esses pontos, veja se condizem com o que acontece em sua sala de aula. Por aqui já apliquei a sondagem inicial em minha turma de alfabetização e já sei que os desafios são grandes neste novo ano letivo devido aos impactos remotos do período que estudam de forma. No entanto, esse panorama não me desanima. Pelo contrário, me motiva a vencer as dificuldades. Então, queridos colegas alfabetizadores, juntos nesse trabalho maravilhoso de alfabetizar nossos pequenos!

Se já realizou uma sondagem inicial com os alunos, conte aqui nos comentários o que descobriu.

Fonte:  https://novaescola.org.br/

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *