Festas Juninas, uma tradição nordestina em nosso lugar de vivência

festa junina 2022 festa junina: origem brincadeiras de festa junina danças da festa junina texto sobre festa junina festa junina no nordeste tradições da festa junina qual a importância da festa junina

 Festas Juninas, uma tradição nordestina em nosso lugar de vivência

 

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

 

Veja também: Qual é o papel do coordenador pedagógico em ações de recomposição de aprendizagem?

 

 

 

 

 

Contextos prévios: Os alunos podem estar organizados em agrupamentos de 4 alunos e é importante que tenham conhecimento sobre regiões brasileiras.

Tema da aula

Tema da aula

OrientaçõesCom a turma já organizada em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Após ler a frase diga que iremos falar sobre uma das festas mais populares do Brasil.

Como adequar à sua realidade: Caso sua turma seja de uma cidade onde as Festas Juninas façam parte da cultura local e tenha a função turística ou seja patrimônio imaterial, foque nas características locais, valorizando o seu lugar de vivência como formador da cultura brasileira.

Contextualização

Contextualização

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase do slide 3. Diga que irão conhecer a história das Festas Juninas, uma festa que representa as tradições nordestinas e se espalhou por todo o Brasil. Distribua o texto fatiado. Peça que organizem as tiras para conseguir ler as informações. Circule pelos grupos e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Após a organização do texto, sugira que algum grupo leia o texto organizado.

Na impossibilidade de imprimir o texto fatiado, faça uma cópia num papel cartolina, recorte e monte o texto no chão com os alunos em círculo.

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro as frases do slide. Apresente a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre os elementos que fazem parte dessa festividade.

 

Ação Propositiva

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase do slide 5. Promova uma conversa onde os alunos falem sobre os elementos que fazem parte das festas juninas nordestinas que foram incorporados nas festas juninas do lugar onde vivem. Faça intervenções para que haja troca de informações sobre os motivos dessa festa ter se originado no Nordeste devido os aspectos históricos (trazida pelos portugueses), naturais e econômicos (comemorar as chuvas que são escassas nessa região e a boa colheita). Permita que haja associação entre os produtos agrícolas cultivados e as comidas típicas presentes nas festas juninas. Instigue para que percebam a importância dessa festividade para agregar as pessoas envolvendo danças, comida, enfeites e diversão. Faça intervenção para associarem o local (espaço físico, o arraial) e a época onde acontecem as festas, daí os motivos de haver uma fogueira para iluminar e aquecer o local. Permita que identifiquem quais desses elementos presentes nas festas juninas nordestina que também fazem parte das festas que acontecem onde eles vivem. Nessa etapa, não haverá registro escrito apenas roda de conversa.

 

 

Sistematização

SistematizaçãoTempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: Com a turma em agrupamentos projete a imagem. Em seguida coloque a música indicada para eles ouvirem. Diga que a música é do cantor e compositor Luiz Gonzaga, muito famoso por compor e interpretar canções que retratam a cultura nordestina. Comente que essa em especial é sobre Festas Juninas. Diga que ao ouvir a música e observar a imagem, identifiquem palavras e expressões existentes nelas que tenham a ver com as festas juninas nordestinas e do lugar onde moram. Faça o registro das palavras no quadro. Nesse momento, espera-se que o aluno reconheça com a Festa Junina, a influência da cultura nordestina no seu lugar de vivência.

Na impossibilidade de projetar a imagem e música, faça um painel com recortes de imagens sobre festas juninas a ser afixado no quadroCaso sua turma seja de uma cidade onde as Festas Juninas façam parte da cultura local e tenha a função turística ou seja patrimônio imaterial, foque nas características locais, valorizando o seu lugar de vivência como formador da cultura brasileira.

 

Materiais necessários:

Video com a música https://youtu.be/BKrXfVFBfcU. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

 

Para saber mais:

Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912 em Recife, foi compositor e cantor conhecido como Rei do Baião, considerado um dos mais importantes, completos e criativo artista da música popular brasileira. Sempre acompanhado de uma sanfona, zabumba e triângulo, espalhou pelo país a cultura musical nordestina. Suas obras também retratavam a questão social e injustiças do Sertão.

Para conhecer mais sobre sua história e obras acesse o link: http://gonzagao.com/historia-de-luiz-gonzaga/

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *