Alunos ficam sem aulas de história, geografia, biologia, química e física no 3º ano do novo ensino médio em SP
No início do ano letivo de 2022, os alunos do terceiro ano do ensino médio na rede pública estadual de São Paulo tiveram uma surpresa: algumas disciplinas, como história, geografia, biologia, química e física, foram retiradas do currículo. A medida faz parte do novo ensino médio, que prevê uma maior flexibilização na grade curricular, permitindo que os alunos escolham as disciplinas que desejam estudar.
Veja Também:
- Processo seletivo do IBGE abre vagas de nível médio em nove estados
- Senac abre Processo Seletivo com 1200 vagas para cargos do fundamental ao superior
- No TikTok, aluna conta perrengues no novo ensino médio: ‘Muita aula vaga’
- UFPB divulga novo Processo Seletivo com vagas e remuneração de até R$ 20.530,01.
- Diretora de Escola Proíbe Celulares, Piercings e Namoros: “Se Não Gostou, Procure Outra Escola”
- Viva Rio abre 50 vagas para Auxiliar Administrativo Auxiliar de Saúde bucal Técnico de enfermagem Assistente social entre outras no RJ
- Concurso Público ANTT: edital para níveis médio e superior terá mais de 350 vagas com remunerações até R$ 15mil.
- Wagner Moura vai interpretar Paulo Freire em cinebiografia, diz jornal
No entanto, a medida tem gerado preocupação entre os educadores e especialistas, que argumentam que a exclusão de disciplinas essenciais podem prejudicar a formação dos estudantes e torná-los menos preparados para o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho.
Além disso, a medida tem gerado polêmica entre os próprios alunos, que se sentem incomodados pela falta de algumas disciplinas e pela falta de orientação para escolher as matérias que devem cursar.
Diante desse cenário, é fundamental que as autoridades educacionais do estado de São Paulo revejam a política de flexibilização curricular e busquem alternativas que garantam uma formação mais completa e abrangente para os alunos do ensino médio. Afinal, a educação é um direito fundamental de todo cidadão e deve ser tratada com a devida importância e responsabilidade.