Alunos ficam sem aulas de história, geografia, biologia, química e física no 3º ano do novo ensino médio em SP

Alunos ficam sem aulas de história, geografia, biologia, química e física no 3º ano do novo ensino médio em SP

No início do ano letivo de 2022, os alunos do terceiro ano do ensino médio na rede pública estadual de São Paulo tiveram uma surpresa: algumas disciplinas, como história, geografia, biologia, química e física, foram retiradas do currículo. A medida faz parte do novo ensino médio, que prevê uma maior flexibilização na grade curricular, permitindo que os alunos escolham as disciplinas que desejam estudar.


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No entanto, a medida tem gerado preocupação entre os educadores e especialistas, que argumentam que a exclusão de disciplinas essenciais podem prejudicar a formação dos estudantes e torná-los menos preparados para o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho.

Além disso, a medida tem gerado polêmica entre os próprios alunos, que se sentem incomodados pela falta de algumas disciplinas e pela falta de orientação para escolher as matérias que devem cursar.

Diante desse cenário, é fundamental que as autoridades educacionais do estado de São Paulo revejam a política de flexibilização curricular e busquem alternativas que garantam uma formação mais completa e abrangente para os alunos do ensino médio. Afinal, a educação é um direito fundamental de todo cidadão e deve ser tratada com a devida importância e responsabilidade.

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