Disciplinas Curriculares do Novo Ensino Médio Causam Dúvidas e Preocupações entre alunos

Disciplinas Curriculares do Novo Ensino Médio Causam Dúvidas e Preocupações alunos

Às vésperas do retorno às aulas, pais e alunos de escolas estaduais do Rio de Janeiro manifestaram suas preocupações em relação às disciplinas que serão cursadas no ano letivo de 2024. Relatos apontam para matérias com nomes pouco descritivos e “estranhos”, que geraram dúvidas e até mesmo apreensão entre os estudantes. Essas disciplinas fazem parte da grade curricular do Novo Ensino Médio.

Nos últimos dias, os estudantes tiveram acesso aos horários e disciplinas que cursarão em 2024 através do portal da Secretaria Estadual de Educação. Em algumas escolas, como na Baixada Fluminense, os alunos terão aulas de “O que rola por aí” nas quartas e sextas-feiras, enquanto outras disciplinas, como “Ação! Está em suas mãos”, também geraram incertezas sobre seu conteúdo programático.

Em outra instituição, os alunos terão aulas de “Relicário de heranças” e “Envelhecimento da população brasileira” durante dois horários nas segundas e quintas-feiras. Esses nomes pouco usuais deixaram os estudantes perplexos e levantaram questionamentos sobre o que exatamente seria ensinado nessas disciplinas.

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A estudante Mylene Alves, de 16 anos, residente em Nova Iguaçu, relatou sua surpresa ao ver a grade de horários no site da secretaria estadual, expressando preocupação com a falta de clareza sobre o conteúdo das disciplinas. Ela e seus colegas se sentiram despreparados para o ENEM e consideram buscar um cursinho particular para se preparar adequadamente.

Já em Duque de Caxias, a estudante Juliana Andreza, também no terceiro ano do ensino médio, compartilhou suas frustrações sobre a exclusão de disciplinas importantes como Química, Física, Geografia e História, e a falta de professores qualificados para ministrar as novas disciplinas do Novo Ensino Médio. Devido a esses problemas, Juliana avalia mudar de escola.

Essas preocupações refletem a apreensão dos pais, como Claudia Silva, que está preocupada com o futuro dos filhos diante de disciplinas pouco convencionais e de difícil compreensão. O impacto dessas mudanças na formação educacional dos alunos e na preparação para o ENEM e vestibulares é uma questão que preocupa muitas famílias.

As disciplinas do Novo Ensino Médio, como “O que rola por aí”, “Relicário de heranças” e “Sempre em movimento”, foram criadas com o intuito de oferecer uma abordagem mais atual e contextualizada do conhecimento, buscando tornar o aprendizado mais significativo para os alunos. No entanto, a falta de clareza sobre o conteúdo dessas disciplinas tem gerado desconforto entre estudantes e pais.

Priscila Cruz, presidente Executiva do Todos Pela Educação, destaca a importância de abordar temas contemporâneos no ensino médio, mas ressalta a necessidade de uma comunicação clara sobre os objetivos e conteúdos das disciplinas. Ela enfatiza que as disciplinas do Novo Ensino Médio não devem substituir as disciplinas básicas, mas sim abordar os temas de forma transversal e integrada.

O Novo Ensino Médio, implementado a partir de 2022, tem sido alvo de críticas e debates. Enquanto tramita no Congresso um projeto para fazer correções no formato da proposta, a Conferência Nacional de Educação está em andamento, onde sugestões para o futuro do ensino médio serão avaliadas pelo Ministério da Educação e pelo presidente Lula.

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro respondeu às preocupações dos alunos, afirmando que as disciplinas citadas foram inseridas na rede em 2022 e que os alunos começaram o percurso formativo em 2023. A pasta disponibiliza informações detalhadas sobre os objetivos dessas disciplinas no Currículo Referencial, acessível em seu site.

Enquanto isso, o Ministério da Educação aguarda o encaminhamento de um projeto de lei para avaliar as mudanças propostas no ensino médio.

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