Novo concurso INSS é solicitado com 1.574 vagas para perito

Concurso INSS: edital no 1º semestre de 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitou um novo concurso para o preenchimento de vagas na carreira de peritos médicos federais. A demanda, que foi encaminhada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8.

Segundo a portaria conjunta entre o INSS e o Ministério da Previdência Social, referente ao Parecer Técnico de Análise da Perícia Conectada, o pedido de edital visa o provimento de 1.574 oportunidades para o quadro da Perícia Médica.

Embora o pedido tenha sido enviado, ainda não há informações sobre a autorização por parte do MGI. No entanto, a ministra Esther Dweck já confirmou a realização do concurso para o ano de 2024.

Carlos Lupi, ministro da Previdência, havia informado em outubro de 2023 que o pedido de novo edital já estava nas mãos da ministra. A previsão é de que o edital seja divulgado até junho deste ano.

Veja Também:

Durante uma audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, realizada no final de 2023, Lupi mencionou a possibilidade de os editais incluírem cláusulas que obriguem os aprovados a permanecer na região de lotação por pelo menos dez anos.

Atualmente, a carreira de peritos médicos federais registra um alto déficit no quadro funcional, operando com 2.900 servidores, enquanto o quadro já contou com 4.500 peritos.

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais tem reforçado o pedido por um novo concurso INSS para a carreira, planejando paralisações pontuais como forma de reivindicação. Em um ofício encaminhado ao ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, a ANMP ressaltou a necessidade do concurso diante do grande número de cargos vagos.

O último concurso para peritos do INSS ocorreu há 13 anos, em 2011, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). Naquela época, o salário inicial era de R$9.070,93, já considerando as gratificações e o auxílio alimentação. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos, abordando conteúdos gerais e específicos da área.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *