IPCA: preços sobem 0,83% em fevereiro, com reajuste anual da educação

IPCA: preços sobem 0,83% em fevereiro, com reajuste anual da educação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, registrou um aumento de 0,83% em fevereiro, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12).

Os ajustes anuais no grupo de Educação, com uma alta de 4,98%, foram o principal impulsionador desse resultado no mês. Esse aumento representa uma aceleração em relação ao mês anterior, já que o IPCA havia registrado uma elevação de 0,42% em janeiro. Comparado com fevereiro de 2023, o índice também apresentou uma alta de 0,84%.

Com esse resultado, a inflação acumulada nos últimos 12 meses atinge 4,50%.

Os preços da cenoura, batata e cebola estão em destaque com valores elevados, principalmente devido às condições climáticas adversas que afetaram a produção desses alimentos. Historicamente, nos meses de verão, os preços dos alimentos costumam aumentar, especialmente devido às variações climáticas que impactam a produção, sendo esse efeito intensificado recentemente pelo fenômeno climático El Niño.

Veja Também:

Azul Abre Novas Oportunidades em Diversos Cargos: Saiba Como se Inscrever

No grupo de Transportes, houve uma alta significativa, especialmente nos combustíveis, cujos preços subiram 2,93% em relação ao mês anterior. Essa alta é atribuída, em parte, à decisão dos secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal de aumentarem em 12,5% as alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos desde 1º de fevereiro.

Por outro lado, os preços das passagens aéreas registraram uma queda de 10,71% neste mês, contribuindo para uma redução no índice geral de 0,09 ponto percentual.

No que diz respeito aos serviços, houve uma desaceleração na inflação, com uma variação de 5,25% nos últimos 12 meses, o menor índice desde janeiro de 2022.

Esses resultados, apesar de estarem acima das expectativas do mercado financeiro, demonstram uma dinâmica favorável em alguns setores, como acomodação dos serviços e redução dos preços das passagens aéreas, o que pode influenciar as políticas de ajuste da taxa básica de juros pelo Banco Central.

Por fim, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é utilizado como referência para reajustes do salário mínimo, registrou uma alta de 0,81% em fevereiro, acumulando 1,38% no ano e 3,86% nos últimos 12 meses.

Esse cenário evidencia a complexidade dos fatores que influenciam a inflação e destaca a importância de monitorar de perto os índices econômicos para entender os impactos no dia a dia dos consumidores e nas políticas macroeconômicas do país.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *