Ed. infantil: desafios e os caminhos para 2022

Ed. infantil

Olá Professores! Vejam o que Especialistas e educadoras da Ed. infantil compartilham e qual será o foco do trabalho com os pequenos e estratégias para superar as dificuldades.

A nova fase da pandemia pegou Denise de Oliveira, professora de crianças pequenas na Escola Municipal de Educação Infantil Érico Veríssimo, em Porto Alegre (RS), de surpresa. No final de 2021, ela e suas colegas haviam planejado um retorno 100% presencial, organizaram as salas e definiram as primeiras atividades com os pequenos. No entanto, com o aumento dos contágios em janeiro, a retomada foi escalonada e optativa. “Não queremos que as crianças fiquem em casa, mas é bem difícil manter esse distanciamento na escola. Como vamos recebê-las com uma alta taxa de transmissão da covid-19?”, questiona a professora. 

Com essa mudança, ela e muitas outras educadoras da Ed. infantil terão de repensar como acolher e planejar a rotina dos pequenos. Denise conta, por exemplo, que havia a expectativa de poder ampliar o leque de brincadeiras e materiais utilizados. Porém, devem voltar a organizar kits individuais para evitar o compartilhamento e as trocas entre as crianças.

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Para os gestores escolares, esse cenário, aliado ao conjunto de desafios que já estavam previstos, traz uma demanda urgente: garantir o apoio à equipe docente. “Mais uma vez nos deparamos com professores que estão preocupados com o retorno. Por isso, temos de pensar como as escolas e redes irão acolher, cuidar e apoiar esses educadores”, destaca Elaine Lindolfo, formadora de professores na Elos Educacional, em Santo André (SP), e com mais de 30 anos de experiência na Educação Pública. 

Nesse contexto, NOVA ESCOLA conversou com professoras e especialistas para entender quais são os desafios para este ano e apontar caminhos para o trabalho docente em 2022. Confira, a seguir, os principais tópicos. 

As incertezas da pandemia e a continuidade do trabalho

De acordo com todas as educadoras, o fato de ainda vivermos uma pandemia e a maioria dos pequenos não estarem vacinados é o maior desafio para este ano. Priscila de Freitas, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Contos de Fada, em Palmas (TO), fala da possibilidade de, durante o ano, professores e crianças precisarem ser afastados por manifestar algum sintoma. Com isso, manter a continuidade do trabalho poderá ser uma dificuldade. 

Para não serem pegos de surpresa, a escola já está planejando o que fará se isso acontecer. “Estamos pensando em montar um banco de vídeos para enviar para as crianças que estiverem em casa e fazer videochamadas uma vez por semana, mas ainda estamos avaliando em equipe”, conta a gestora. 

Na rotina, a orientação é, na medida do possível, seguir normalmente com as atividades. “Mantendo todos os cuidados de distanciamento e usando a área externa da escola e brinquedos que permitem a higienização”, pontua. 

“Temos de ter esperança e coragem para enfrentar [o contexto atual]. Manter toda a segurança possível para que os pequenos possam se desenvolver”, afirma Márcia Maria de Oliveira, professora de berçário na Creche Baroneza de Limeira, em São Paulo (SP)… Conteúdo completo em https://novaescola.org.br/

 

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1 Resultado

  1. 21 de fevereiro de 2022

    […] também: Ed. infantil: desafios e os caminhos para 2022  Boletim de […]

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