ūüĎć Apostila: Atividades – 1¬į ao 5¬į ano

ūüĎć Apostila: atividades - 1¬į ao 5¬į ano

O primeiro ciclo do ‚ÄčEnsino Fundamental¬†‚Äčchama-se¬†‚ÄčAnos Iniciais‚Äč, ou¬†‚ÄčFundamental 1‚Äč. Essa etapa possui cinco anos letivos, do 1¬į ao 5¬į ano. Nesse per√≠odo, a faixa et√°ria adequada dos estudantes √© de seis a dez anos.

A alfabetiza√ß√£o das crian√ßas acontece neste ciclo, come√ßando no 1¬į ano e terminando no 2¬į. Ainda assim, mais importante do que aprender a ler e a escrever, ‚Äč√© necess√°rio que a crian√ßa desenvolva um desejo pelo aprendizado e conhecimento‚Äč.

Veja Tamb√©m:¬†Modelos de planos de aula e planejamento anual ‚Äď Ensino Fundamental

Por que os Anos Iniciais s√£o importantes?

O ciclo dos ‚ÄčAnos Iniciais‚Ä謆traz mudan√ßas na rotina escolar do aluno. Nessa etapa, ele¬†desenvolve habilidades e compet√™ncias que ser√£o aprimoradas ao longo da vida escolar‚Äč. Em rela√ß√£o aos conte√ļdos, a crian√ßa aprende o dom√≠nio da l√≠ngua falada e escrita, os princ√≠pios matem√°ticos, a no√ß√£o de espa√ßo e tempo, os princ√≠pios cient√≠ficos, al√©m de ter um conv√≠vio com a arte e a est√©tica.

Al√©m disso, √© nessa etapa que ocorre a alfabetiza√ß√£o dos alunos. De acordo com a ‚ÄčBase Nacional Comum Curricular (BNCC)‚Äč, toda crian√ßa dever√° estar plenamente alfabetizada at√© o fim do 2¬į ano.

Ensino Fundamental I

O que se aprende nos Anos Iniciais?‚Äč

Nos‚Ä謆Anos Iniciais‚Äč, a escola deve oferecer uma ‚Äčcarga hor√°ria anual m√≠nima de 800 horas, dividida em pelo menos 200 dias letivos‚Äč.

Al√©m dos conte√ļdos previstos nas disciplinas, h√° conte√ļdos transversais, como educa√ß√£o ambiental e no√ß√Ķes de sa√ļde, que s√£o trabalhados para a crian√ßa adquirir no√ß√Ķes de cidadania.

Segundo a ‚ÄčBase Nacional Comum Curricular (BNCC‚Äč, nessa etapa, deve haver uma articula√ß√£o entre o trabalho e as experi√™ncias anteriores da crian√ßas, isso em um contexto l√ļdico de aprendizado.

Compreende-se que há uma maior autonomia da criança em relação aos movimentos e à própria identidade; por isso, há um estímulo ao seu pensamento criativo, crítico e lógico.

Veja alguns dados dos Anos Iniciais

Os dados do ‚ÄčCenso Escolar 2018‚Äč mostraram que h√° mais de 128 mil escolas que oferecem ao menos um dos ciclos do ‚ÄčEnsino Fundamental‚Äč. De acordo com a pesquisa, o acesso aos ‚ÄčAnos Iniciais‚Äč est√° universalizado, pois ‚Äčo atendimento escolar √© de 99% da popula√ß√£o com a faixa et√°ria adequada‚Äč.

Ainda de acordo com o Censo, a rede privada cresceu 4% entre 2014 e 2018. Em geral, as escolas que oferecem os ‚ÄčAnos Iniciais‚Äč s√£o estabelecimentos pequenos, pois apenas 4% possuem mais de 500 matr√≠culas. Ao mesmo tempo, quase 40% possuem at√© 50 alunos.

Como √© o Ensino Fundamental no Brasil?‚Äč

O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.

Segundo a BNCC, os anos iniciais do Ensino Fundamental t√™m como objetivo ampliar as experi√™ncias vividas pelos alunos na Educa√ß√£o Infantil, atrav√©s da ludicidade. Em rela√ß√£o aos conte√ļdos, a crian√ßa aprende o dom√≠nio da l√≠ngua falada e escrita, os princ√≠pios matem√°ticos, a no√ß√£o de espa√ßo e tempo, os princ√≠pios cient√≠ficos, al√©m de ter um conv√≠vio com a arte e a est√©tica.

Quais são as séries do Ensino Fundamental I?

O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, vai do 1¬ļ ao 5¬ļ ano, e √© obrigat√≥rio para todas crian√ßas a partir dos 6 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o (LDB), esta fase √© respons√°vel pela forma√ß√£o b√°sica do cidad√£o, desenvolvendo n√£o s√≥ habilidades cognitivas e de conhecimento, mas tamb√©m sociais e √©ticas.

 Então buscamos várias atividades para os alunos dos anos iniciais fazerem e aprenderem com mais facilidade

Você pode gostar...

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *